terça-feira, 8 de março de 2016

AVALIAÇÃO FUNCIONAL


Para o treinamento funcional a avaliação física precisa ser funcional. Podemos dizer que o FMS (Functional Movement System) é um protocolo de avaliação física que tem enfoque em padrões de movimentos funcionais. Para avaliar a qualidade de movimento do aluno utilizamos o teste FMS (Functional Movement System) formado por sete testes de padrão de movimento.              

Os testes são:
  • O deep squat (agachamento profundo)
  • O hurdle step (passo sobre barreira)
  • In line lunge  (avanço em linha)
  • Soulder mobility (mobilidade do ombro)
  • Active Straight Leg Raise (elevação ativa da perna extendida)
  • Trunk stability push up (flexão de cotovelos com estabilidade do tronco)
  • Rotary stability (estabilidade rotacional)
Através dessa avaliação, podemos detectar pontos onde a musculatura está enfraquecida, desequilíbrios musculares e desvios posturais. Estes aspectos são importantes, pois muitas lesões ocorrem por um destes fatores ou até mesmo a somas deles.A avaliação física funcional é o conjunto de medidas e testes com o objetivo de determinar a condição física corporal, postural e de mobilidade. Estes aspectos são necessários para planejar o melhor treinamento e atingir os objetivos do aluno. As medidas compreendem a anamnese, a análise postural e as medições do peso corporal, da altura, dos perímetros corporais, das dobras cutâneas, da pressão arterial e da frequência cardíaca em repouso.  

Por que avaliar padrões de movimento?
O objetivo é individualizar cada programa de treino com base na maior dificuldade de cada aluno, que pode ser uma limitação física ou funcional. Para poder isolar a maior dificuldade, é preciso levar em consideração todos os padrões fundamentais de movimento do corpo. Se a maior dificuldade não for identificado, o corpo começa a compensar, resultando em movimentos ineficientes; e este tipo de ineficiência acaba causando diminuição de performance e o surgimento de lesões.O FMS é uma ferramenta que identifica a maior dificuldade no padrão de movimento e sugere exercícios específicos para corrigi-lo. A correção, uma vez conseguida, permite maior eficiência de movimento para o indivíduo ou atleta, resultando em melhora na sua performance e diminuição do potencial de lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário